Mar 21

O FGTS no sonho da casa própria

Na realização do sonho da casa própria o FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO – FGTS pode ser utilizado como um provedor de recursos para aquisição ou redução das parcelas do imóvel desejado, visto que o saldo existente na conta poderá constituir o valor total ou parte deste. Existem três possibilidades de uso, que são: compra e construção, amortização ou liquidação do saldo devedor e pagamento de parte do valor das prestações. Todos estes eventos só poderão ocorrer se o contrato de financiamento for suportado pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH.

O SFH destina-se a compra de imóveis residenciais e está disponível apenas para pessoas físicas. Os requisitos básicos para a utilização no financiamento são: ter trabalhado três anos sob o regime de FGTS, ter saldo de ativo no FGTS, não possuir outro financiamento concedido nessa modalidade e não ser possuidor ou proprietário de outro imóvel urbano no município onde mora ou exerce o seu trabalho principal. Para a redução do valor da prestação é necessário que o titular ou o coobrigado esteja em dia como o financiamento na data da solicitação.

Os valores disponíveis como saldo na conta do FGTS não poderão ser utilizados para: comprar imóvel comercial, reformar ou aumentar o imóvel, comprar terrenos sem construção, comprar material de construção ou adquirir imóveis residenciais para familiares ou outras pessoas.

Para que seja possível a utilização do FGTS na compra de um imóvel é necessário que sejam atendidos os seguintes requisitos: valor de avaliação do imóvel compatível com os disponibilizados pela CEF, o terreno objeto da construção do imóvel ser de propriedade do proponente, ser residencial urbano, destinar-se a moradia do titular, estar em plena condições de habitabilidade e não apresentar vícios de construção, estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis e não possuir gravame que comprometa a comercialização.

A SETA IMOBILIÁRIA através da sua Consultoria Imobiliária disponibiliza a sua equipe de profissionais e Correspondente Bancário para buscar juntos aos agentes financeiros a melhor forma de utilização do FGTS, de modo a viabilizar a sua capacidade de compra ao imóvel escolhido.

📞 Ligue: (85) 3454.1111
📱 Whatsapp: (85) 99105-8828
Rua Barão de Aratanha, 1184 – Fátima – Fortaleza/CE

Fonte: CEF

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.