Fev 01

Financiamento Imobiliário – SFH e SFI

Dentre as várias modalidades de aquisição de imóveis no mercado imobiliário destaca-se a disponibilizada pelas instituições bancárias, que através de linhas de créditos específicas disponibilizam recursos que pagam o valor financiado ao vendedor, enquanto o comprador se responsabiliza pelo pagamento do parcelamento conforme cláusulas contratuais. Cabe ressaltar que essas linhas de créditos também financiam além da aquisição, a construção e a reforma de imóveis. As condições de pagamento, assim como o valor da parcela, o prazo de financiamento e a modalidade do contrato variam conforme a política de cada instituição financeira. As modalidades utilizadas nesse segmento são:

  • Sistema Financeiro de Habitação – SFH
  • Sistema Financeiro Imobiliário – SFI.

O SFH destina-se a compra de imóveis residenciais e utiliza como fonte de recursos valores oriundos da poupança ou do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Esse sistema está disponível apenas para pessoas físicas e aceita como garantia a hipoteca ou a alienação fiduciária. O valor financiado não poderá ser superior a 80% do valor do imóvel e pode ser feito em até 35 anos, permitindo ainda que o comprador utilize os valores do FGTS no valor da aquisição ou na redução da prestação. Os requisitos básicos para a liberação do financiamento são: ter trabalhado três anos sob o regime de FGTS, ter saldo de ativo no FGTS e não possuir outro financiamento concedido nessa modalidade no município de residência. Para atualização dos valores financiados utiliza a tabela Price ou o Sistema de Amortização Constante – SAC.

O SFI destina-se a compra de todos os tipos de imóveis, inclusive rural, utiliza recursos com origem de grandes investidores e pode ser demandado por pessoas físicas e jurídicas. A garantia do financiamento se dá apenas pela alienação fiduciária, a taxa de juros não é regulamentada, devendo apenas observar o Código do Consumidor e o equilíbrio contratual. Não há limite para os valor a ser financiado, o prazo por ser de até 420 meses e o comprador pode ter outro imóvel financiado em qualquer modalidade.

Como se pode observar o SFH apresenta limitações quanto ao tipo de imóvel, ao valor financiado e comprometimento da renda. No entanto, o SFI não tendo estas limitações, tem por consequências valores mais altos para as taxas de financiamento. Daí ser pertinente para o comprador solicitar uma simulação dos valores a serem contratados nas duas modalidades.

A SETA IMOBILIÁRIA através da sua Consultoria Imobiliária disponibiliza a sua equipe de profissionais para buscar juntos aos agentes financeiros a melhor modalidade que adeque a capacidade de compra ao imóvel escolhido.

Agende uma visita.
📞 Ligue: (85) 3454.1111
📱 Whatsapp: (85) 99105-8828
Rua Barão de Aratanha, 1184 – Fátima – Fortaleza/CE

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.